QUEM É PEDRO LUCAS FERNANDES

Pedro Lucas Fernandes é Administrador de Empresas, especialista em Planejamento Governamental.  Com cinco anos de vida pública, ele tem no currículo uma reeleição de vereador, sendo o terceiro mais votado na mais recente eleição à Câmara Municipal de São Luís, de onde se licenciou para assumir como o primeiro presidente da Agência Executiva Metropolitana, autarquia estadual criada na gestão Flávio Dino que tem como função discutir e operacionalizar as funções de interesse público dos 13 municípios que compõe a região metropolitana de São Luís (RGMSL).

 

PRIMEIRO MANDATO DE VEREADOR

Eleito em 2012 para seu primeiro mandato de vereador, Pedro Lucas discutiu e buscou soluções para demandas comunitárias junto às Secretarias da Gestão Municipal (1ª Gestão Edivaldo Holanda) fazendo a interlocução com a bancada federal e ministérios, captando recursos e investimentos necessários para a cidade de São Luís.

REELEIÇÃO PARA VEREADOR

Em sua primeira eleição, teve 4.089 votos. O bom desempenho no mandato parlamentar lhe rendeu na reeleição 9.049 votos, ou seja, um crescimento de 121%. Um resultado conquistado graças a sua presente atuação com ações relevantes para a população e transparência de atos.

PRIMEIRO PRESIDENTE DA AGÊNCIA EXECUTIVA METROPOLITANA

IMPLANTAÇÃO DA AGEM

A Agência Executiva Metropolitana foi criada em março de 2017, uma iniciativa do Governo Flávio Dino para organizar a governança metropolitana dos 13 municípios que compõem a Região Metropolitana da Grande São Luís. Um desejo antigo, mas só agora concretizado. Os trabalhos da Agência foram iniciados do zero! Mas, neste primeiro ano de existência, muitos avanços podem ser registrados, no que se refere à implantação da metropolização, execução dos projetos especiais e respostas aos desafios, por meio de prioridades e diretrizes estratégicas, relacionadas à área de atuação, de acordo com a Lei Complementar Estadual nº 174/2015.

REALIZAÇÃO DA CONFERÊNCIA METROPOLITANA

SEMINÁRIOS PREPARATÓRIOS

Primeiro para a realização da Conferencia Metropolitana, a realização dos Seminários Preparatórios foi um passo fundamental para o processo de metropolização.

A Agência Executiva Metropolitana realizou treze seminários preparatórios, um em cada que compõem a Região Metropolitana da Grande São Luís.

Durante os eventos que antecederam a Conferência Metropolitana, foram eleitos os delegados que disputaram vaga no Conselho Metropolitano. A eleição foi realizada durante a Conferência.

CONFERÊNCIA METROPOLITANA

Consolidação dos seminários preparatórios, a Conferência Metropolitana foi um momento histórico, previsto na Lei Complementar nº 174/15, que serviu para institucionalização da Agência Executiva Metropolitana e consolidação da governança Interfederativa.

O evento ocorreu em setembro de 2017, na ocasião eleitos os membros do Conselho Participativo e no final, o presidente Pedro Lucas leu a Carta Metropolitana, com recomendações a serem seguidas pelos municípios.

Whatsapp
Olá, amigos! Venha interagir conosco através do WhatsApp, você pode nos enviar sugestões e vídeos. Estaremos mais próximo de você!

Gratidão é que sinto por ter feito muitos amigos nessa jornada da minha vida pública, foi com vocês que aprendi muito e me sinto fortalecido para lutar pelo povo do meu Maranhão. E esse é meu compromisso.

Pedro Lucas Fernandes
Candidato Deputado Federal, PTB